Páginas

SUA OPINIÃO: MELHOR CARRO POPULAR (2010-2011)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

VW apresenta o L1 Concept, o carro mais econômico do mundo!


O L1 Concept é uma das principais atrações do stand Volkswagen no Salão do Automóvel. O carro conceito é segundo a montadora, o mais eficiente em consumo do mundo.

Segunda geração
O Salão Internacional do Automóvel 2010 expõe ao público um protótipo do carro que pode ser considerado o mais econômico em consumo do mundo, o L1. O modelo é uma versão futurística do Volkswagen 1-Liter car, que em abril de 2002 percorreu de Wolfsburg até Hamburgo, consumindo apenas um litro de combustível por 100 quilômetros rodados.



Ano passado a segunda geração do L1 Concept também esteve no Salão de Frankfurt. Agora sua presença marca o Salão brasileiro. O modelo embarca tecnologias que serão viáveis nos futuros veículos que estarão no mercado.


Carroceria super leve
O Volkswagen L1 Concept é um veículo híbrido movido por um novo motor turbo diesel de alta tecnologia e por um motor elétrico, ligados ao câmbio DSG de sete marchas. Além da motorização híbrida de alto desempenho, o carro pesa muito pouco - 380 kg - devido sua carroceria ser construída de plástico reforçado com fibras de carbono (tecnologia CFRP).


O mais econômico do mundo
Essa combinação de tecnologias faz o carro percorrer 72,4 km de modo híbrido consumindo apenas 1 litro de combustível (ou 1.38 litros por 100 km). A estrutura leve e seu design possibilitam ao L1 ter um coeficiente aerodinâmico de 0,195. O carro que consome muito pouco, também polue pouco: 36g/Km de CO2. A velocidade máxima do veículo é de 160 km/h.

O desafio do projeto L1 foi a construção de uma carroceria aerodinâmica e leve que deveria permitir ao carro consumir o mínimo de energia e manter a segurança dos condutores. Assim chegou-se a esta carroceria estreita em CFRP de dois lugares, um atrás do outro e com design fora dos padrões utilizados hoje. O motor diesel 0.8 TDI também é um projeto novo derivado do recente TDI 1.6 usado no Golf e Passat BlueMotion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário